CONIDS é uma plataforma para conexão da academia com suas vocações (ensino, pesquisa e extensão) com a indústria, governos, comunidades e demais partes interessadas em avançar com soluções inovadoras e sustentáveis na área de descomissionamento de instalações de exploração e de produção de óleo e gás no Brasil.
Descomissionamento é a última etapa do ciclo de vida de áreas de exploração e produção de óleo e gás. Demanda um projeto de engenharia de alta complexidade técnica e operacional, que internacionalmente é conduzido sob critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais favoráveis e que ainda satisfaçam os anseios dos stakeholders pertinentes. Isto torna as operações social e politicamente sensíveis.
Globalmente os gastos anuais da indústria petrolífera com descomissionamento tendem a crescer exponencialmente uma vez que as inúmeras plantas offshore se aproximam da maturidade. Segundo estimativas da empresa de consultoria IHS Markit, o dispêndio global por ano com descomissionamento offshore deve mais que quadruplicar até 2040 e o valor total destes gastos podem atingir US$210 bilhões nos próximos 25 anos (IHS MARKIT, 2016).
No Brasil, o contexto do descomissionamento é muito desafiador por apresentar características geográficas e ambientais muito distintas em relação ao que já é conhecido no Mar do Norte e no Golfo do México, tornando-se imperativo o desenvolvimento de técnicas e procedimentos próprios;
O descomissionamento no Brasil já é uma realidade importante que merece atenção em virtude dos desafios e custos implicados, bem como das oportunidades que podem ser dele desdobrados se realizado de modo sustentável.
Projetos estruturantes para curto e médio prazo
Guideline para Aval. Desempenho Sustentável no Descomissionamento
Fóruns temáticos
Publicação de Boas Práticas
Painel Ambiental marinho & Socioeconômico
Guideline para formação de Grupo de revisão independente (GRI)
Inventário de resíduos para destinação sustentável (Econ. Circular)